quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Aprendendo com o Girassol


O Girassol, mede aproximadamente 30 centímetros de diâmetro, seu caule pode atingir até três metros de altura e para chegar a essa metragem, ele precisa enraizar até 1 metro e meio de profundidade para então ressurgir e mostrar toda a sua beleza.

Algo notável sobre essa planta, é que não importa onde o sol esteja, é pra lá que ela se direciona, daí, a origem do seu nome. E mesmo nos dias nublados, onde o sol não é visível a olho nu, o girassol precisa fazer o esforço de se voltar na direção do astro rei em busca de força. Para ser visto, admirado e florescer, tem que primeiro ficar imperceptível, enraizar e quanto mais profundo for, mas ele crescerá e não importam quais as condições do tempo, estará sempre voltado para o que lhe transmite coisas boas.

O vento pode não estar a favor, a temperatura pode estar escaldante, mas ele precisa de 4 horas de luz solar para se manter firme.

Se pararmos hoje para analisarmos a nossa vida, será que não estamos agindo como girassóis rebeldes, que se voltam apenas para as coisas negativas. Fazemos questão de nos determos em coisas que não vai nos acrescentar, de bater na mesma tecla, de apostar em relações sem futuro e pontuamos nossa vida por situações que só vão nos causar infelicidade?

Devemos tomar como exemplo, que é ficando nossas raízes, ou, buscando nos fortalecer internamente que poderemos evoluir em todos os sentidos.

Que para transmitir vida e ser objeto de admiração temos que estar voltados também para o que nos aquece, e ter uma base bem estruturada para não sermos levados pelo vento, ou destruído pela primeira tempestade. Temos que ser maleáveis, viver de acordo com a rotação e se estivermos agindo com coerência, respeito, as ventanias pode até tentar nos derrubar, mas estaremos alicerçados em uma base sólida.

Não importa pra que lado o sol esteja. Se estiver nascendo, ou se pondo, é pra lá que o girassol olha, em busca de luz, calor, força, energia para suportar a noite, o frio e até mesmo a seca.

É buscando energia emocional, fortalecendo o nosso ser, que teremos força de sobra para agüentar os momentos sombrios de nossa existência.

Que tal agirmos como o girassol e girarmos sempre em torno do bem, do que pode nos alimentar internamente?

Qual é o seu sol? Em torno do que a sua vida tem girado?

(Elliana Garcia)





4 comentários:

  1. Lindo texto como sempre...
    E realmente temos q procurar pessoas, assuntos e atitudes positivas como sol em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. TIPO ASSIM lindo texto amei LILI.
    hum adorei saber mais sobre o girasol;
    que texto inspirador; parabéns pelas belas palavras; pink kisses

    ResponderExcluir