segunda-feira, 7 de março de 2011

Quem aprende com as experiências tem história

*Adriana morava em um apartamento maravilhoso, tinha na garagem três carros importados desses que pareciam saídos de anúncios de tv, dois filhos lindos, um marido amoroso e bem sucedido.Eu a conheci quando fui fazer um curso. Eu havia ganhado uma bolsa de estudos, enquanto ela, cansada de ser mãe e esposa de um grande empresário, queria algo mais, por isso estava ali, assim como eu, lutando por um sonho.


No inicio confesso que fiquei me perguntando o que aquela mulher queria comigo. Eu não tinha nada para lhe oferecer. Enquanto eu contava as moedas para ir ao curso, já que havia abdicado de um emprego só para estudar durante o dia, me vestia com roupas e sapatos comprados em bairros populares, morava na periferia, Adriana aparecia como se tivesse saído de um conto de fadas. Usava roupas das melhores grifes, perfumes importados, nunca tivera nenhum problema de ordem financeira, enfim, tínhamos vidas opostas.

Mas ela era a personificação do bem. Eu a admirava. Achava-a o máximo. E certo dia, ela me disse que a minha amizade era preciosa demais. Que embora ela tivesse tudo materialmente, o que mais queria era ser como eu. “Você tem tanta segurança, uma paixão pela vida e uma certeza que vai conseguir, que me impressiona”, disse-me.

Aquele dia voltei para casa emocionada. Adriana despertou em mim algo que eu nem sabia que tinha. A força interior. Olha como a vida é interessante. Eu achava que não tinha nada para oferecer para aquela mulher, no entanto, através de uma frase ela me mostrou que eu possuía algo valioso.

Essa conversa entre nós tornou-se uma ponte para nos comunicarmos melhor, trocarmos experiências e assim crescermos em todos os sentidos. O fato de saber que ela necessitava do meu apoio, dos meus conselhos foi de suma importância para a minha evolução pessoal. Da mesma forma ela, mudou muito ao descobrir que também tinha essa força dentro dela e que só buscando recursos dentro de si mesma, poderia enfim, alcançar o sucesso.

Mesmo enfrentando a resistência da família, Adriana foi em busca do seu sonho e é uma profissional realizada. É uma mulher por quem tenho uma admiração sem igual. E ela não cansa de dizer que grande parte de seu sucesso se deve ao fato de ter me conhecido. Mas na verdade, foi ela quem me deu um dos maiores presentes que alguém pode ganhar. Ela me fez enxergar que as coisas belas que possuímos não podem ser medidas com base em nossos bens materiais como carro, casa própria, roupas.

A felicidade está dentro de nós mesmos. Se hoje me olho no espelho e admiro cada ruga que mapeia meu rosto e vejo cada momento triste como um aprendizado, foi por que essa mulher linda me fez enxergar que a minha beleza não estava na roupa, no fato de ter ou não um carro do ano, mas dentro de mim mesma. Ela me fez ver que aprender com as experiências é muito bom. E quem aprende com as experiências, tem história.

4 comentários:

  1. Lilly...eu amo os seus textos
    mais esse é perfeito faz pensar...
    Te amo e amo a sua forma de ver o mundo

    ResponderExcluir
  2. Que lindo amiga...
    Nem sempre o dinheiro é tudo...
    Uma amizade..um conselho..um sorriso..um carinho, muitas vezes são bens de grande valia...
    Arrasou mais uma vez

    ResponderExcluir
  3. Por isso que te amo a cada dia mais. Suas palavras me encantam linda Lilli.

    ResponderExcluir
  4. Não sei nem o que comentar. Dizer que você arrebentou mais uma vez? Que seu texto é encantador? Enfim... você é maravilhosa!!!
    Amei!!!

    ResponderExcluir